Treinamento de Força X Calorias

Você sabia que  após um treinamento de força, seu metabolismo continua acelerado e queimando mais calorias do que o normal, mesmo em repouso?

Observa-se que nos dias atuais há uma demanda acentuada em se obter um estilo de vida saudável, cada vez mais as pessoas estão a procura do seu bem estar, tendo uma preocupação constante pelo o emagrecimento, aliando ao seu dia-a-dia alguns fatores que os possibilitam a alcançar esses objetivos.

Segundo Williams (2002), a atividade física vem se tornando um dos melhores e importantes meios de prevenir, e até mesmo de tratar muitas das doenças crônicas não transmissíveis, às vezes causadas pelo estresse diário que afligem a sociedade.

A junção de exercícios físicos frequentes, alimentação equilibrada, diminuição do estresse diário, são fatores que ajudam a ampliar a qualidade de vida.

Os exercícios físicos auxiliam no gasto calórico, desta forma contribuindo na redução do peso corporal, qualquer exercício físico elevará a atividade metabólica acima do GER, aumentando, assim o gasto calórico, (WILLIAMS, 2002).

ACELERANDO O METABOLISMO

Partindo desta consideração inicial é que se estabelece a temática de pesquisa, afinal a musculação tem sido procurada atualmente para os mais diversos objetivos. Sabemos que o exercício físico provoca uma série de adaptações ao organismo, contribuindo assim para o alcance dos objetivos almejados.

Segundo Guedes (2003), é necessário um tempo para que se apliquem os métodos de treinamento, respeitando adaptações biológicas e fisiológicas e somente após este período, se faz uma avaliação dos resultados, sendo assim aplicando ajustes para as características de cada indivíduo.

Sabemos que uma das ferramentas para se obter um resultado benéfico à saúde de uma forma saudável e de primordial importância na taxa basal metabólico é o treinamento de força, que eleva o metabolismo após exercício, auxiliando no emagrecimento.

Para Simão (2004, p.19) “o treinamento de força demonstrou produzir aumentos modestos no consumo de energia, com o uso de exercício resistido empregando grandes massas musculares”.

O treinamento de força é um dos instrumentos que o profissional de musculação poderá utilizar em benefício da perda de peso. O treinamento de força pode ajudar a reduzir a quantidade de gordura corporal, desta forma aumentando o gasto calórico diário.

IMG_7907.jpg