Cardio x Musculação

Cardio x Musculação

Quando se fala em gastar calorias, logo pensamos nos exercícios aeróbicos, não é mesmo?! Isso não está incorreto, mas existe uma diferença entre gasto calórico e emagrecimento. O emagrecimento se dá pelo déficit de calorias durante o dia e gasto calórico. A contribuição dos exercícios físicos, em geral para o processo de emagrecimento, decorre do aumento no gasto calórico diário e do estímulo ao metabolismo. Ao comparar sessões de intensidade digamos “equivalentes”, pode-se observar que o treinamento aeróbio chega a atingir um gasto energético por unidade de tempo 30% maior, que o treinamento de força. Isso nos levaria a concluir, que os exercícios aeróbios são mais eficazes para o emagrecimento. No entanto, após os exercícios com pesos aumentam as taxas metabólicas do organismo e não retornam imediatamente aos níveis de repouso. Durante a recuperação, aumenta a necessidade do organismo por oxigênio. Isto é, mesmo com a interrupção do exercício, o corpo continua consumindo oxigênio e isto, leva à continuidade do gasto calórico. Ou seja, você continua gastando calorias. No caso dos exercícios com pesos, além desses efeitos, ocorre o aumento da taxa metabólica basal devido ao aumento da massa muscular. No final, a soma do gasto calórico total é o que vai resultar no processo de emagrecimento, mas nunca se deve esquecer que os benefícios dos exercícios resistidos e aeróbios para a saúde são específicos de cada um.