A Importância do Fortalecimento dos Isquiotibiais-Posterior da Coxa

Fortalecimento dos Isquiotibiais

Esse grupo muscular é exigido em esportes que se utilizam de paradas bruscas ou com muitos deslocamentos.

Apesar de pouco conhecido, o grupo muscular dos isquiotibiais é muito exigido em esportes que se utilizam de paradas bruscas ou em modalidades com muitos deslocamentos, como futebol, basquete, handebol, tênis e corrida. São músculos biarticulares, que movimentam tanto o quadril quanto o joelho. No quadril, atuam na extensão, no joelho, atuam na flexão e auxiliam na rotação interna e externa.

Os isquiotibiais estão localizados na parte posterior da coxa e são compostos por três músculos: bíceps femural, semitendinoso, semimembranoso. Eles começam no ísquio, na tuberosidade isquiática (aquele ossinho sentido por nós quando sentamos, localizado no glúteo) e se inserem na face posterior da tíbia, próximo ao joelho.

Assim como os outros grupos musculares, o grupo muscular precisa ser corretamente trabalhados para não haver risco de estiramento. É importante fortalecer os isquiostibiais devido à diferença de força do seu antagonista, o quadríceps. Eles apresentam cerca de 60% a 70% de força quadricipital, facilitando o surgimento de lesões. A seguir, alguns exemplos de exercícios para o fortalecimento deste grupo muscular.

Abaixo segue um ótimo exemplo de fortalecimento para essa musculatura:

Flexão de joelhos com a bola

Deitado em decúbito dorsal, apoiar os calcanhares na bola, elevar o quadril tirando a base da coluna lombar do chão, mantendo-se nessa posição (ponte). Flexionar os joelhos trazendo a bola em direção ao glúteo, e logo em seguida estender, não realizando extensão total dos joelhos e sem deixar cair o quadril.

Obs: quanto mais afastados os braços do tronco, maior a estabilidade, quanto mais próximos ao tronco, menor a estabilidadade.